Dúvidas

Muitas pessoas nos procuram para entender o processo de compra aqui nos USA. Muitos chegam com sentimento de desconforto pelo fato de não conhecerem os diversos procedimentos que envolvem a compra de um imóvel em outro país.

Na verdade o processo é muito simples, seguro e transparente. Obviamente que a assistência de um excelente profissional da área é a principal decisão do comprador – a escolha do corretor. Diferentemente do Brasil, os corretores nos EUA têm acesso a 100% de todos os imóveis disponíveis no mercado. Isto facilita o processo do comprador, pois não é necessária a busca de vários corretores para achar o imóvel ideal.

Segue as principais etapas do Processo de Compra:

escolha-casa

Escolha do imóvel – o primeiro passo é uma entrevista entre o profissional da área (corretora da Homes by Stella Freeman) e o cliente. O objetivo é conhecer a fundo tudo que diz respeito ao cliente e a compra do imóvel: localização, preço, objetivo (investimento, moradia, casa de férias), expectativa de rentabilidade, escolas para os filhos, etc. A primeira entrevista é muito importante para que os imóveis selecionados sejam de acordo com o objetivo do comprador.

contrato

Proposta/Contrato – após a escolha do imóvel, faz-se uma proposta ao imóvel desejado – a corretora da Homes by Stella Freeman e a corretora do vendedor intermediam este processo de apresentação da proposta. O preço é apenas um item de vários outros termos da proposta. Toda proposta possui um depósito (que será um percentual do valor do imóvel) que será entregue a Title Company em até três dias – NUNCA ao vendedor (explicaremos em seguida o que faz a Title Company). O depósito é 100% retornável dentro de um período acordado nas condições do contrato – geralmente as condições são inspeção do imóvel e financiamento, que trataremos em tópicos a seguir. O contrato estipula várias datas: prazo para inspeção do imóvel, prazos de financiamento e avaliação do imóvel e a data para fechamento ou entrega das chaves (closing day). Quando o imóvel é pago a vista, com recursos próprios, este processo entre a oferta e o closing day (entrega das chaves, onde o imóvel se torna seu) dura em média de 10 a 15 dias. Quando o imóvel vai ser pago com recursos de financiamento, o processo entre a oferta e o closing day pode durar até 60 dias.

title-company

Title Company – é como se fosse o cartório no Brasil. A Title Company, é uma empresa regulamentada federalmente, onde os recursos são concentrados durante o processo da aceitação da oferta até o closing day (entrega das chaves). Eles funcionam como uma empresa mediadora e são eles que pesquisam o histórico da escritura e emitem um documento muito importante chamado Title Policy Insurance – que é a garantia e o seguro do comprador que a escritura está sem nenhum problema e se por acaso aparecer algo (muito raro) de errado, o comprador tem um seguro da escritura. É na Title Company que é realizado o “closing” – ou seja a transferência de fato de escritura de um pessoa para outra e a entrega das chaves. A Title Company que recebe os depósitos e os segura em juízo.

Inspecao

Inspeção – mais um fator de conforto neste processo – o comprador tem o direito sempre de inspecionar o imóvel com empresas regulamentadas pelo estado da Fórida, especializadas em inspecionar o imóvel e dar um parecer sobre as condições do imóvel. A inspeção resulta em um relatório detalhado do estado da propriedade, não é uma garantia. Com o resultado da inspeção o comprador vislumbrará o estado geral do imóvel e decidirá prosseguir com o contrato e fazer o fechamento (closing) ou desistirá da compra, optando por obter o depósito de volta.

Financiamento – ao contrário do Brasil, o comprador não deve achar o financiamento antes de saber qual imóvel irá comprar. O processo de qualificação para empréstimos dura no máximo uma hora e se houver necessidade de financiamento, uma carta de pré-qualificação é emitida na hora. Esta carta é apresentada juntamente com a proposta para que o vendedor saiba que o closing pode demorar em até 60 dias e que novas etapas estarão no processo de compra, como Appraisal (avaliação do imóvel) e data limite para aprovação do financiamento.

appraisal

Appraisal – o banco que irá financiar o imóvel, além de querer saber da saúde financeira do comprador, ele também quer saber do estado do imóvel e real valor de mercado que está sendo financiado. Para isto o banco contrata um avaliador que irá determinar o valor de mercado do imóvel. Um bom corretor sempre analisa o valor de mercado do imóvel escolhido, já que se a casa não for avaliada no valor estipulado no contrato, o banco irá emprestar apenas o percentual do valor que o Appraisal determinar.

Este processo é longo e com muitas minúcias faz parte do nosso dia a dia. É importante que o comprador saiba o que esperar, mas todo este processo é feito pela nossa equipe, que possui, corretor de imóveis, mortgage brokers, Title Company, contadores e advogados. Em nenhum momento você fica sem saber o que fazer e qual será o seu próximo passo. Somos uma empresa que possui todos estes profissionais e que estamos no mercado há mais de 10 anos assistindo americanos, brasileiros e outros estrangeiros a realizarem seu sonho de comprar um imóvel na Flórida.

Perguntas Frequentes

É importante a abertura de conta bancária, pois isso facilitará o envio da remessa do Brasil para os EUA. Outro benefício de ter uma conta bancária é a possibilidade de deixar suas contas em débito automático. Passaporte e em média US$200 é tudo o que você vai precisar, além de nossa assessoria para indicar as melhores agências.

O financiamento para estrangeiro é possível sim. Os bancos americanos financiam em média 60% a 70% do imóvel num período de até 30 anos. Não existe penalidade para quitar a dívida antes do fim do financiamento – você pode quitar o financiamento a qualquer momento. Os juros são simples e nos últimos anos ficaram em torno de 4 a 6% ao ano. O processo é simples e nossa equipe conta com profissionais que falam português e que irão assiti-lo em todo processo.

  • Passaporte – Pag 1 , 2, 3 e do Visto
  • Conta bancária nos Estados Unidos
  • Carta do Contador atestando que seu IPTU está pago
  • Cópia dos 2 últimos anos do imposto de renda, pessoal e da empresa se houver
  • Cópia dos 3 últimos extratos bancários
  • Verificação de fundos da entrada do imóvel, isto é do valor da entrada mais 3 meses correspondente as prestações do financiamento em conta ou aplicação bancária aqui nos EUA.

O processo de compra de um imóvel a vista para estrangeiro é bem simples. Os documentos necessários são:

  • Cópia do Passaporte – Pag 1 , 2 e do Visto
  • Prova do valor da compra através de cópia de extrato bancário ou demonstrativo de aplicação financeira.

Para a sua comodidade e tranquilidade, a Fidelity Vacation Homes é a nossa parceira para administração de imóveis. Seja para o aluguel de casas de férias, ou para serviços de concierge, a Fidelity Vacation Homes faz um serviço profissional e exclusivo para o dono do imóvel. Após o closing, sua casa será cuidada, mantida e alugada, se assim for seu desejo, pelas mãos de uma empresa que administra hoje em Orlando mais de 180 casas e tem uma equipe de profissionais à sua disposição.

E ainda vamos além! Prestamos assessoria para reformar e/ou mobiliar a sua casa. Tudo o que você precisa trazer é a sua mala! Cuidamos da sua casa desde o enxoval até os móveis, sempre de acordo com o gosto e estilo do cliente. Contamos com profissionais excelentes na área de decoração, arquitetura e engenharia.

Homes By Stella Freeman
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.